8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam | MD.Saúde (2022)

Tempo estimado de leitura: 6 minutos.

1.O que é rash de pele?

2.Causas de rash pruriginoso

2.1.Urticária

2.2.Pitiríase rósea

2.3.Dermatite atópica – Eczema atópico

2.4.Picada de mosquito

2.5.Dermatite de contato

(Video) Estudos ligam manchas vermelhas e coceira à covid-19

2.6.Dermatofitose (micose de pele)

2.7.Intertrigo (candidíase de pele)

2.8.Escabiose (sarna)

3.Referências

O que é rash de pele?

Chamamos de rash o aparecimento de uma ou mais manchas avermelhadas na pele.Para olhos não treinados, os rashes podem parecer todos iguais. Porém, se as lesões forem cuidadosamente examinadas, é possível encontrar características únicas, que nos auxiliam no diagnóstico da causa.

O rash pode ser assintomático, mas na maioria das vezes ele vem acompanhado de outros sintomas, tais como coceira, febre ou dor local.

Como existem dezenas de doenças que podem causar manchas vermelhas na pele, desde alergias até quadros infecciosos, além das características próprias de cada rash, a presença desses sintomas associados também ajuda bastante na definição dos diagnósticos mais prováveis.

Neste artigo nos vamos falar sobre as 8 causas mais comuns de rash pruriginoso, ou seja, manchas vermelhas na pele que provocam coceira.

Se você procura informações sobre as principais causas de manchas na pele com febre (rash febril), acesse o seguinte link:10 Causas de Febre com Manchas Vermelhas na Pele.

Causas de rash pruriginoso

As seguintes causas de rash pruriginoso serão abordadas neste texto:

  • Urticária.
  • Pitiríase rósea.
  • Dermatite atópica.
  • Picada de mosquito.
  • Dermatite de contato.
  • Dermatofitoses (micose de pele).
  • Intertrigo (candidíase de pele).
  • Escabiose (sarna).

Urticária

A urticária é uma das causas mais comuns de rash pruriginoso. Cerca de 20% da população apresenta pelo menos um episódio da doença em sua vida.

As urticárias de origem alérgica são as mais comuns e costumam aparecer logo após o contato com a agente causador. O tempo varia entre poucos minutos até 1 ou 2 horas. As principais causas são:

  • Antibióticos.
  • Aspirina.
  • Anti-inflamatórios.
  • Picadas de insetos, principalmente abelhas e vespas (leia:PICADA DE ABELHA E VESPA).
  • Contato com látex.
  • Alimentos, tais como ovos, leite, frutos do mar, soja, corantes (mesmo os naturais), nozes e amendoim.
  • Contato com substâncias, incluindo plantas, pólen, saliva de animal, tinta, resinas, perfume, detergente…
8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam | MD.Saúde (1)

Apesar de ser frequentemente tratada como um processo alérgico, a verdade é que a urticária pode também ser desencadeada por reações não alérgicas. Infecções virais ou bacterianas, parasitas, exposição ao calor ou frio e exercício físicos são apenas alguns exemplos de gatilhos não alérgicos da urticária.

(Video) O que é PSORÍASE? Sintomas e características dessa doença inflamatória

As lesões de pele da urticária são geralmente múltiplas, avermelhadas e coçam intensamente. As manchas costumam ter relevo e pode ter tamanhos variados, mas são, em geral, sempre arredondas. Em alguns casos, as manchas vermelhas podem se aglutinar e formar grandes placas. Quando pressionada com o dedo, a lesão da urticária tende a evanescer de forma efêmera, voltando a assumir a cor vermelha assim que retiramos o dedo.

A urticária aguda dura poucos dias, em geral de 1 a 5, mas há casos que podem demorar um pouco mais para sumir. Ao longo do dia novas lesões podem aparecer, e as mais antigas podem desaparecer, criando um padrão transitório e migratório do rash. Cada lesão individualmente costuma desaparecer em no máximo 24 a 36 horas.

Se você tem lesões de pele que coçam, e acha que a causa pode ser urticária, acesse o seguinte link para saber mais detalhes sore essa doença: URTICÁRIA – Sintomas e tratamento.

Pitiríase rósea

A pitiríase rósea é outra causa extremamente comum de manchas vermelhas na pele com intensa coceira.

Não sabemos exatamente por que a doença surge, mas estudos sugerem que ela seja provocada por alguns dos vírus da família do herpesvírus humano, tais como o herpesvírus humano 6 (HHV-6) e o herpesvírus humano 7 (HHV-7), os mesmos que causam nas crianças uma doença completamente diferente, chamada exantema súbito ou roséola infantil (leia: ROSÉOLA INFANTIL – EXANTEMA SÚBITO).

Apesar de ser uma erupção de pele de provável origem viral, a pitiríase rósea não é contagiosa.

Na maioria dos casos, o rash inicia-se com uma única lesão arredondada, de cor rósea, com leve descamação e, habitualmente, do tamanho de uma moeda.

Alguns dias depois, novas lesões, semelhantes à primeira, mas de tamanho menor, começam a surgir pelo tronco e ao redor das virilhas. Essas manchas avermelhadas podem ser muito pruriginosas e demoram de 1 a 3 meses para desaparecer. Neste período, novas lesões podem ir surgindo ao longo do corpo.

8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam | MD.Saúde (2)

Com o passar dos dias, as lesões vão adquirindo uma forma de anel, com o centro mais claro e as bordas avermelhadas e com descamação.

Se você quiser saber mais detalhes e ver mais imagens sobre a pitiríase rósea, acesse o seguinte link: PITIRÍASE RÓSEA – Sintomas e Tratamento

Dermatite atópica – Eczema atópico

A dermatite atópica, também chamada de eczema atópico, é um rash de pele que costuma ser bem pruriginoso, principalmente à noite. É uma erupção muito comum em bebês e crianças, mas pode também acometer adultos. Em cerca de 85% dos casos, a dermatite atópica surge dentro dos primeiros 5 anos de vida.

O eczema atópico é uma condição crônica, com períodos de melhora alternados com fases de agravamento do rash. Cerca de 40% das crianças deixam de ter a doença espontaneamente ao chegarem à vida adulta. No restante dos casos, esta dermatite não tem cura, permanecendo pelo resto da vida.

As causas da dermatite atópica são desconhecidas. Apesar do nome sugerir um processo alérgico, atualmente sabemos que a dermatite atópica não é uma alergia, mas sim um problema que surge por defeitos genéticos de algumas proteínas da pele.

8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam | MD.Saúde (3)

A dermatite atópica surge habitualmente em áreas de dobras, como as dobras dos joelhos, o pescoço e as dobras dos cotovelos. Os sinais e sintomas da dermatite atópica podem variar muito de pessoa para pessoa. Os mais comuns são:

  • Intensa coceira, que costuma ser pior à noite.
  • Manchas ou placas avermelhadas/acastanhadas, especialmente nas mãos, pés, tornozelos, pulsos, pescoço, tórax superior, pálpebras, dobras dos cotovelos e joelhos. Nas crianças, o rosto e couro cabeludo também costumam ser acometidos.
  • Pele seca, escamosa ou rachada.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o eczema atópico (dermatite atópica) leia: DERMATITE ATÓPICA – Sintomas e tratamento.

Picada de mosquito

Picadas de mosquitos são causas comuns de manchas vermelhas na pele com comichão.

Durante a picada, os mosquitos injetam a sua saliva, que tem ação anticoagulante É a saliva do mosquito que costuma causar as reações alérgicas nas pessoas.

(Video) Diagnóstico da dermatite atópica | Dicas de Saúde

Na maioria dos casos, a reação à picada é pequena e localizada, sendo o sintoma mais habitual uma pequena elevação avermelhada na pele com intensa coceira.

Os sintomas da picada costumam surgir dentro de 20 minutos e podem demorar até 2 dias para desaparecer. Quanto mais sensível a pessoa é à saliva do mosquito, mais extensa e mais intensa costuma ser a reação à picada. Inicialmente, a lesão pode ser elevada, com um centro mais claro e as bordas avermelhadas. Como o passar dos dias, as lesões ficam mais planas e homogeneamente vermelhas.

8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam | MD.Saúde (4)

Algumas pessoas pessoas apresentam uma sensibilidade maior que o normal às picadas de mosquito, desenvolvendo um quadro chamado prurigo estrófulo. São pessoas que, após uma única picada, desenvolvem várias lesões avermelhadas e pruriginosas, como se tivessem sido atacadas por vários mosquitos ao mesmo tempo em diferentes partes do corpo. No prurigo estrófulo, as lesões podem duram até 1 mês.

Para saber mais sobre picada de mosquito, acesse o seguinte link: PICADA DE MOSQUITO.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma irritação da pele provocada pelo contato direto com alguma substância irritante.

Existem duas formas de dermatite de contato. A mais comum é aquela causada por contato da pele com substâncias naturalmente irritantes, ou seja, substâncias que provocam irritação em praticamente todo mundo.

8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam | MD.Saúde (5)

A segunda forma é o contato da pele com substâncias na qual o paciente é alérgico. São, geralmente, substâncias que não provocam reação na pele da maioria das pessoas, apenas em quem é alérgico, como por exemplo, pessoas que tem alergia a luvas de látex.

Várias substâncias e objetos podem causar dermatite de contato, entre elas: bijuterias, a planta hera venenosa, látex, perfumes, borracha, couro, sabonetes, etc.

O principal sinal da dermatite de contato é o surgimento de um rash avermelhado, que na forma alérgica causa coceira, e na forma irritativa provoca ardência. Pequenas bolhas e rachaduras da pele também podem surgir. As lesões da dermatite de contato tendem a ficar restritas às áreas da pele que tiveram contato com a substância nociva.

Na maioria dos casos, essa dermatite desaparece após alguns dias, caso o paciente não tenha mais contato com a substância que desencadeou a lesão.

Se você quiser saber mais sobre dermatite de contato, leia o seguinte artigo: DERMATITE DE CONTATO.

Dermatofitose (micose de pele)

As micoses superficiais da pele são chamadas de dermatofitoses ou tínea.

Os fungos dermatófitos, isto é, que provocam dermatofitoses, são os dos gêneros Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton. A dermatofitose é uma micose diferente da candidíase, que costuma provocar intertrigo (veja no próximo tópico)

8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam | MD.Saúde (6)

As dermatofitoses podem acometer diversas áreas do corpo, como couro cabeludo, pés, barba, unhas ou tronco e membros. As micoses de pele são contagiosas e podem ser transmitidas pelo contato com roupas de cama, toalhas ou roupas comuns.

Os principais sintomas da micose de pele são a coceira e a vermelhidão local. A tínea geralmente começa com uma placa ou mancha avermelhadas e de formato ovalado, cujo o centro tende a clarear com o passar dos dias. Se não for tratada, as lesões costumam se expandir em forma de círculos. A tínea cruris, que é a micose que acomete as virilhas, também pode se apresentar como uma grande placa vermelha na face interna de ambas as coxas.

Para saber mais sobre dermatofitose, leia: MICOSE NA VIRILHA – Tinea Cruris.

(Video) CÂNCER DE PELE I SAÚDE EM SEU LAR

Intertrigo (candidíase de pele)

O intertrigo candidiásico é uma micose de pele causada pelo fungo Candida, que acomete preferencialmente as áreas intertriginosas, ou seja, áreas onde há contato de duas peles, como, por exemplo, as virilhas, axilas, bolsa escrotal, região inferior das mamas ou a região entre os dedos.

Essas áreas de dobras são especialmente susceptíveis ao aparecimento do intertrigo, pois são regiões úmidas e quentes, o que favorece a proliferação de germes, principalmente de fungos.

8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam | MD.Saúde (7)

A candidíase de pele se manifesta por placas bem avermelhadas na pele, com leve descamação e pequeno pontos vermelhos ao seu redor. Essas lesões podem coçar ou arder e se localizam em áreas de dobras da pele.

Nos bebês, a candidíase de pele é comum nas áreas cobertas pela fralda.

Para saber mais sobre candidíase, acesse o seguinte link: CANDIDÍASE – Sintomas, Tipos e Causas

Escabiose (sarna)

A escabiose, conhecida popularmente por sarna, é uma doença de pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. A sarna é uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo, como aquele ocorre entre pessoas quem moram na mesma casa ou com crianças em creches.

8 Causas de manchas vermelhas na pele que coçam | MD.Saúde (8)

O sintoma clássico da escabiose é uma coceira difusa pelo corpo, que costuma ser mais intensa à noite. As lesões típicas da escabiose são pequenos pontinhos ou bolinhas avermelhadas e com relevo. Em alguns casos, as lesões podem ser tão pequenas que podem ser camufladas pelos arranhões causados pela intensa coceira.

Os locais mais envolvidos pela sarna são as mãos, punhos, cotovelos, axilas, mamilos, áreas ao redor do umbigo, genitália, joelhos, nádegas, coxas e pés. As costas são habitualmente poupadas e a cabeça, palmas e solas só costumam ser acometidas em crianças.

Para saber mais detalhes sobre a escabiose, leia: SARNA HUMANA – ESCABIOSE

Referências

Dr. Pedro Pinheiro

(Video) MELANOMA: QUANDO UMA MANCHA ESCURA PODE SER SINAL DE CÂNCER DE PELE?

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

FAQs

O que pode ser manchas vermelhas na pele e coçando? ›

Manchas vermelhas são as lesões dermatológicas mais comuns

Pode ser fungo, dermatite atópica, psoríase, pitiríase rósea de Gilbert, alergia, urticária causada por medicamentos, contato com alguma substância e afins. Também pode serpele seca que causa coceira e vermelhidão.

O que é bom para manchas vermelhas que coçam? ›

Como tratar: os sintomas podem ser aliviados com medicamentos para alergia como a Loratadina, corticosteroides, como a Prednisona, ou aplicação de cremes, como Fenergan, receitadas pelo dermatologista.

Que tipo de virose causa manchas vermelhas na pele? ›

Dengue, Chicungunha e febre Zika

As manchas vermelhas na pele provocadas por essas três viroses são muito parecidas, sendo muito difícil a sua distinção apenas pelo exame físico. A erupção cutânea dessas viroses é chamada de rash maculopapular, ou seja, manchas avermelhadas com pontos com discreto relevo.

O que é uma alergia emocional? ›

A alergia emocional é uma condição que acontece quando o sistema imune reage perante emoções como estresse e ansiedade, levando a alterações no corpo, principalmente na pele. Por esse motivo, os sintomas de alergia emocional normalmente incluem coceira e vermelhidão na pele.

Quais são as manchas de diabetes? ›

São manchas, que podem variar entre amarelas e vermelhas, nas regiões das canelas. Muitas vezes, é possível ver os vasos sanguíneos do local por conta da pele fina com as bordas brilhantes. Acontece principalmente em diabéticos tipo 1. No início, pode ser confundida como uma espinha.

Como são as manchas de quem tem leucemia? ›

A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.

O que fazer para parar de se coçar? ›

O que fazer: deve-se evitar tomar banhos muito quentes, usar umidificadores no ambiente e utilizar sabonetes hipoalergênicos, além de cremes hidratantes que contenham ceramidas, ácido glicólico, vitamina E ou ureia, por exemplo.

Como são as manchas de lúpus? ›

Uma curiosidade sobre o nome da doença: a característica mais marcante do lúpus é uma mancha avermelhada na face se expandindo do nariz até as maçãs do rosto. Para o médico francês Pierre Lazenave, que pesquisava a doença em 1851, o formato da mancha lembrava as que existem na face de alguns tipos de lobo.

Que tipo de mancha na pele devo me preocupar? ›

Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...

Como é o fungo na pele? ›

A micose de pele é um tipo de doença causada pela presença de fungos na pele, que gera coceira, vermelhidão e descamação e pode atingir qualquer região do corpo, sendo mais frequente no verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam a pele, causando a infecção.

Porque a urticária piora à noite? ›

Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

O que é bom para curar alergia de pele? ›

Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona. Casos menos graves podem ser tratados com produtos hipoalergênicos calmantes e loções com substâncias como camomila ou alfazema.

Como são as manchas de dengue no corpo? ›

As manchas vermelhas são parecidas com as do sarampo, mas surgem principalmente na região do tórax e nos braços. A doença pode ser confirmada através da prova do laço, na qual é observada o surgimento de manchas vermelhas na pele após amarrar um fio no dedo.

Como são as manchas de cobreiro? ›

Como aparece o cobreiro na pele? A pessoa pode sentir coceira, dor ou formigamento no local onde se desenvolve o cobreiro, antes mesmo do surgimento das vesículas — pequenas bolhas cheias de líquido cercadas por uma área avermelhada. Esses sintomas devem aparecer dias antes do surgimento da lesão.

Como é alergia de ansiedade? ›

A alergia emocional é uma condição que ocorre quando o organismo apresenta uma resposta imunológica exacerbada diante de situações relacionadas às nossas emoções, como estresse e ansiedade, levando a alterações físicas no corpo.

O que é uma urticária nervosa? ›

O acúmulo de estresses afetam as células nervosas e o endocrinológico responsável pela produção de hormônio. O desequilíbrio desses órgãos podem desencadear vários sintomas psicossomáticos. Entre eles a urticária alérgica em forma de vermelhidão da pele, irritação, ardência, inchaço e coceira intensa pelo corpo.

Quais os sintomas da urticária nervosa? ›

Principais sintomas
  • Coceira intensa em todo o corpo;
  • Irritação na pele por coçar a pele em excesso;
  • Lesões ou placas inflamadas;
  • Aspecto de vermelhidão;
  • Ardência na pele.

Quais são os primeiros sintomas de uma pessoa com diabetes? ›

Diabetes tipo 1
  • Sede anormal e boca seca.
  • Urinar frequentemente.
  • Urinar na cama.
  • Perda de energia e fadiga extrema.
  • Fome constante.
  • Perda de peso repentina.
  • Visão desfocada.

Como é a mancha de diabetes na pele? ›

Manchas escuras na pele, com textura grossa e avelulada, podem ser ocasionadas pelo excesso de açúcar no corpo e são chamadas de Acantose Nigricans. Apesar de não ser considerada uma doença, pode ser manifestações de outras possíveis doenças sérias, como o diabetes.

Quais os sinais de diabetes na pele? ›

Confira os principais sinais a serem observados na pele:
  • Manchas ou inchaços amarelos ou marrons.
  • Uma área mais escura da pele que parece aveludada, especialmente ao redor do pescoço e das axilas.
  • Manchas de pele endurecidas – particularmente nos dedos das mãos e dos pés.
15 Jun 2022

Quais são os 7 primeiros sintomas de leucemia? ›

7 primeiros sintomas de leucemia
  • Cansaço excessivo;
  • Ínguas no pescoço, axilas ou virilha;
  • Febre acima de 38º C;
  • Manchas roxas ou pontinhos vermelhos na pele;
  • Dor nos ossos e nas articulações;
  • Aumento da frequência de infecções, principalmente urinária;
  • Perda de peso sem causa aparente.

Quais são as manchas de hanseníase? ›

É fundamental identificar a hanseníase logo no início. Os primeiros sinais e sintomas são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, em qualquer parte do corpo, com diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. Nos casos mais graves, a região das manchas chega porque elas não incomodam.

Quais são os tipos de manchas na pele? ›

Quais os tipos de manchas na pele? Conheça 5 tipos de manchas que você precisa ter atenção
  • 1) Melanose solar. Essas manchas são desencadeadas pelo excesso de exposição solar. ...
  • 2) Efélides. Também conhecidas como sardas, são manchas de características genéticas. ...
  • 3) Melasma. ...
  • 4) Cloasma. ...
  • 5) Hiperpigmentação pós-inflamatória.

Qual melhor sabonete para quem tem dermatite? ›

Os sabonetes mais recomendados para crianças com dermatite atópica
  1. Sabonete em Barra Emoliente Aveno® ...
  2. La Roche-Posay Lipikar Stick Ap+ ® Eczema Stick. ...
  3. Barra de Limpeza Profunda Cetaphil ® ...
  4. Barra de limpeza Surgras La Roche-Posay Lipikar® ...
  5. Gel de banho sem sabão original Germisdin da Isdin ® ...
  6. Atoderm Pan Nettoyant Bioderma®
31 Mar 2022

Qual o melhor sabonete para alergia na pele? ›

⭕️ Por isso OS MELHORES SABONETES para peles secas , sensíveis e com dermatite são os chamados SABONETES SYNDET . São um tipo de detergente sintético que contém menos de 10% de sabonete e tem o pH ajustado entre 5,5 e 7.

O que é urticária na pele? ›

A urticária é uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito.

Quais os primeiros sintomas de quem tem lúpus? ›

Principais sintomas do lúpus
  • Fadiga.
  • Febre.
  • Dor nas articulações.
  • Rigidez muscular e inchaços.
  • Rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. ...
  • Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol.
  • Dificuldade para respirar.
  • Dor no peito ao inspirar profundamente.
23 Jan 2019

Qual doença autoimune que afeta a pele? ›

As principais são: urticária crônica espontânea, vitiligo, psoríase, lúpus e púrpura trombocitopênica imunológica. Embora as doenças autoimunes não tenham cura, é possível conviver com o problema e reduzir os sintomas a partir de tratamentos específicos.

Quando suspeitar de lúpus? ›

Sintomas e sinais do Lúpus

As dores articulares generalizadas, por vezes associadas de tumefação e calor, e de predomínio matinal e/ou em repouso, juntamente com o eritema (vermelhidão) facial "em asa de borboleta", são os sinais que, de uma forma mais evidente, poderão fazer suspeitar de Lúpus Eritematoso Sistémico.

Quais são as manchas perigosas? ›

As mais frequentes, segundo a dermatologista Ana Caroline Barreto, são as melanoses ou manchas senis, sardas, melasma, manchas pós inflamatórias (como as causadas pela acne) e queratoses seborreicas.

Quais são as doenças de pele mais perigosa? ›

Doenças de pele: você sabe identificar se a sua é perigosa?
  • Hanseníase. Quando está sem tratamento, é uma doença transmissível que afeta pele e os nervos podendo provocar sequelas. ...
  • Psoríase. ...
  • Lipoma. ...
  • Eczema (Dermatite atópica) ...
  • Câncer de pele. ...
  • Doenças de pele: a Avaliação de um dermatologista.
11 Dec 2019

Como acabar com manchas vermelhas na pele? ›

Como tirar: É recomendado lavar bem a pele, aplicar um creme com hidroquinona, 3 a 4 vezes por dia, e evitar colocar produtos, como perfumes ou cosméticos, sobre a área afetada. Além disso também é importante usar sempre o protetor solar sobre a área afetada, para que o tratamento seja eficaz.

Qual a melhor pomada para fungos e bactérias? ›

O cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina é um medicamento para ser aplicado na pele, combate infecções bacterianas e micoses, acompanhadas de inflamação.

Como se pega um fungo? ›

As formas mais comum para pegar uma micose incluem:
  1. Tocar na pele afetada por micose de outra pessoa;
  2. Andar descalço em banheiros ou balneários públicos;
  3. Utilizar a toalha de outra pessoa;
  4. Usar a roupa de outra pessoa;
  5. Compartilhar objetos de higiene ou cuidado pessoal;
  6. Usar jacuzzi ou piscinas com água quente.

Para que é indicado o cetoconazol? ›

Cetoconazol comprimido é indicado para o tratamento de certas infecções graves na pele causadas por fungos (especificamente, micose do couro cabeludo, candidíase mucocutânea crônica, foliculite por Malassezia), quando outros tratamentos não forem tolerados ou eficazes.

Qual Exame de sangue detecta urticária? ›

Não existe um exame ou teste para confirmar o diagnóstico da urticária. O diagnóstico da urticária é clínico, isto é, baseado na avaliação que o médico faz através da coleta do histórico e dados clínicos de cada paciente (anamnese).

Quais os alimentos que causam urticária? ›

Certos alimentos podem piorar muito a urticária de determinados pacientes e devem ser evitados:
  • Peixes (atum, sardinha, salmão e cavala) e frutos do mar.
  • Queijos, ovos.
  • Carnes defumadas e salames.
  • Picles,espinafre, tomate, ketchup e pimentão.
  • Álcool (principalmente vinhos, cerveja e espumantes).
  • Morangos, banana, abacate.

Como se pega a urticária? ›

O contato com um alérgeno é a causa mais comum de urticária. Urticas alérgicas não são contagiosas. Esses tipos de urticária em si não são contagiosos, mas se a condição que os causa se espalhar, você também pode ter o sintoma se desenvolver a doença.

Como desintoxicar o corpo de alergias? ›

12 alimentos que ajudam a combater crises alérgicas
  1. 1 Mel artesanal ou orgânico. O mel industrializado não tem os mesmos poderes dos produtos feitos em pequenas produções e sem adições conservantes. ...
  2. 2 Peixes. ...
  3. 3 Pimentões e cebolas. ...
  4. 4 Frutas vermelhas. ...
  5. 5 Gema de ovo. ...
  6. 6 Kiwi. ...
  7. 7 Iogurtes com lactobacilos. ...
  8. 8 Abacaxi.
27 Mar 2019

Como descobrir a causa de uma alergia? ›

Existem testes para diagnosticar qualquer tipo de alergia
  1. Testes de leitura imediata e de contato com a pele;
  2. Exames laboratoriais de IgE total e IgE específica no sangue;
  3. Testes de provocação.

O que pode causar alergia emocional? ›

A causa mais provável é o aumento da produção de certas substâncias no nosso corpo, denominadas de catecolaminas, que liberam o hormônio cortisol. O corpo, por sua vez, é atacado e reage provocando uma reação inflamatória e é assim que a alergia emocional começa o seu ciclo.

O que pode causar empolamento no corpo? ›

Não se conhece a causa exata do dermografismo, podendo estar relacionado com fatores variados (medicamentos, doenças, infestações, etc.). Contudo, o fator emocional, a ansiedade e o estresse são preponderantes em grande parte dos casos.

Estou com dengue e me coçando muito? ›

Como aliviar a coceira na pele

Tomar um banho de água fria; Aplicar compressas geladas na região afetada; Aplicar compressas molhadas em chá de alfazema; Passar pomadas para coceira na pele, como Polaramine, por exemplo.

O que é cobreiro de aranha? ›

O cobreiro (herpes-zóster) é uma infecção causada pelo mesmo vírus da catapora. A doença ganhou o nome popular de cobreiro por acreditar-se que ela surgia por contato com roupas onde cobras ou aranhas pudessem ter passado.

Quem não pode tomar Aciclovir? ›

O aciclovir não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao aciclovir ou valaciclovir, ao propilenoglicol, ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, também não é recomendado em mulheres grávidas ou que pretendam engravidar, ou por mulheres em amamentação, a não ser que seja indicado pelo médico.

O que é cobreiro de sapo? ›

Herpes-zóster ou cobreiro é uma doença causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo da catapora. Esse vírus permanece em latência durante toda a vida e costuma ser reativado na idade adulta, especialmente depois dos 60 anos.

Que tipo de mancha na pele devo me preocupar? ›

Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...

Como são as manchas causadas pelo lúpus? ›

São manchas avermelhadas e redondas, por vezes com áreas mais brancas ao centro, que podem deixar uma cicatriz. Portanto, o tratamento deve ser precoce para tentar evitar danos permanentes. Pode acontecer associada ao lúpus sistêmico (LES) ou como lúpus cutâneo na forma discoide.

Como são as manchas de dengue no corpo? ›

As manchas vermelhas são parecidas com as do sarampo, mas surgem principalmente na região do tórax e nos braços. A doença pode ser confirmada através da prova do laço, na qual é observada o surgimento de manchas vermelhas na pele após amarrar um fio no dedo.

O que pode causar urticária nervosa? ›

Quando a urticária é agravada por fatores emocionais, as causas geralmente incluem o excesso de trabalho, mudanças de rotina, conflitos familiares, perda de emprego, frustrações ou qualquer outro fator que possa gerar estresse.

Como são as manchas de quem tem leucemia? ›

Manchas roxas no corpo: alerta

Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.

Quais são as manchas perigosas? ›

As mais frequentes, segundo a dermatologista Ana Caroline Barreto, são as melanoses ou manchas senis, sardas, melasma, manchas pós inflamatórias (como as causadas pela acne) e queratoses seborreicas.

Quais são as doenças de pele mais perigosa? ›

Doenças de pele: você sabe identificar se a sua é perigosa?
  • Hanseníase. Quando está sem tratamento, é uma doença transmissível que afeta pele e os nervos podendo provocar sequelas. ...
  • Psoríase. ...
  • Lipoma. ...
  • Eczema (Dermatite atópica) ...
  • Câncer de pele. ...
  • Doenças de pele: a Avaliação de um dermatologista.
11 Dec 2019

Quais os primeiros sintomas de quem tem lúpus? ›

Principais sintomas do lúpus
  • Fadiga.
  • Febre.
  • Dor nas articulações.
  • Rigidez muscular e inchaços.
  • Rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. ...
  • Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol.
  • Dificuldade para respirar.
  • Dor no peito ao inspirar profundamente.
23 Jan 2019

Qual doença autoimune que afeta a pele? ›

As principais são: urticária crônica espontânea, vitiligo, psoríase, lúpus e púrpura trombocitopênica imunológica. Embora as doenças autoimunes não tenham cura, é possível conviver com o problema e reduzir os sintomas a partir de tratamentos específicos.

O que são as pintas vermelhas no corpo? ›

Mas por que aparecem? Em sua maioria, estas pintinhas surgem devido ao crescimento anormal dos vasos sanguíneos e apresentam-se como pintas de 1 a 4 milímetros na cor vermelha. Vale ressaltar que pessoas de pele clara tem mais propensão ao surgimento delas.

Quais são os sintomas da alergia emocional? ›

Os sintomas da alergia emocional podem surgir em forma de:
  • Coceira;
  • Vermelhidão na pele;
  • Suor em excesso;
  • Falta de ar.

Quais são os tipos de alergia emocional? ›

A alergia emocional é uma condição que ocorre quando o organismo apresenta uma resposta imunológica exacerbada diante de situações relacionadas às nossas emoções, como estresse e ansiedade, levando a alterações físicas no corpo.

O que não se deve comer quando se tem urticária? ›

Certos alimentos podem piorar muito a urticária de determinados pacientes e devem ser evitados:
  • Peixes (atum, sardinha, salmão e cavala) e frutos do mar.
  • Queijos, ovos.
  • Carnes defumadas e salames.
  • Picles,espinafre, tomate, ketchup e pimentão.
  • Álcool (principalmente vinhos, cerveja e espumantes).
  • Morangos, banana, abacate.

Videos

1. Urticaria: Coceira, Irritação e Vermelhidão na Pele – Dr. Paulo Müller Dermatologista
(Dr. Paulo Müller)
2. O QUE CAUSA MANCHAS VERMELHAS NO CORPO DE CRIANÇAS?
(DOUTOR AJUDA)
3. Intolerância x Alergia Alimentar: Qual a diferença? - Parte 1
(Medicina & Saúde)
4. Saúde: Manchas Vermelhas na Pele - Mulheres (08/02/17)
(Mulheres)
5. Saúde - 7 doenças que causam manchas vermelhas na pele
(Saúde para você)
6. Veja Saúde: psoríase – como identificar e tratar a doença que afeta a pele
(vejapontocom)

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Van Hayes

Last Updated: 09/08/2022

Views: 6171

Rating: 4.6 / 5 (66 voted)

Reviews: 89% of readers found this page helpful

Author information

Name: Van Hayes

Birthday: 1994-06-07

Address: 2004 Kling Rapid, New Destiny, MT 64658-2367

Phone: +512425013758

Job: National Farming Director

Hobby: Reading, Polo, Genealogy, amateur radio, Scouting, Stand-up comedy, Cryptography

Introduction: My name is Van Hayes, I am a thankful, friendly, smiling, calm, powerful, fine, enthusiastic person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.