Afinal, cachorro pode comer abóbora?
Uma das maiores dúvidas de todo dono de cachorro é o que ele pode ou não pode comer, e claro que essa dúvida tem todo o sentido. Afinal, como já ouvimos muitas vezes, nós somos o que comemos e isso não muda quando falamos de nossos amados cachorros. E já que os legumes são benéficos para nós, será que eles podem ser para eles?
Nem todos os legumes que comemos podem fazer o mesmo bem para eles, e a abóbora é um dos legumes que pode causar dúvidas. Mas saiba que a resposta é sim. A abóbora não só pode ser oferecida aos cães como proporcionam a eles muitos benefícios.
Benefícios da abóbora para o cachorro
Saber que a abóbora pode ser oferecida aos cachorros é uma ótima notícia para aqueles donos que ficam procurando maneiras de alimentar seu cãozinho de maneira natural. Vamos conferir os benefícios!
■Fortalece o sistema imunológico
Uma das propriedades mais poderosas da abóbora é o zinco que tem o mesmo efeito do nosso organismo para o cachorro: reforçar a imunidade. Além do zinco, existem vitaminas como a C e a E que estão diretamente ligadas à imunidade também.
O cálcio é outro componente que ajuda na saúde dos ossos e dentes. Todos esses componentes vão melhorar e muito a imunidade de seu cãozinho.
■Abóbora combate os vermes dos cachorros
Quando servimos a abóbora para nossos cães juntamente com as sementes estamos ajudando a evitar um mal muito comum entre eles: os vermes. As sementes servidas assadas acabam se tornando um excelente vermífugo.
E o motivo de ele funcionar tão bem como vermífugo é um componente chamado cucurbitina. Essa substância vai enfraquecer os vermes, podendo eliminá-los por completo quando oferecida regularmente.
■Ajuda na hidratação do cachorro
A abóbora é um dos alimentos que ajuda na hidratação, já sua composição é cerca de 95% de água. Às vezes nossos cachorros não tomam tanta água quanto deveriam e essa é mais uma razão para servir abóbora a eles. Você vai estará cuidando de dois dos principais aspectos da saúde de seu cãozinho.
Nesse caso, não importa muito se servir o alimento na sua forma cozida ou refogada. No entanto, evite assar ou fritar a abóbora, pois ela poderá perder líquidos durante o processo de preparação.
■Abóbora melhora a digestão
Já mencionamos aqui a grande quantidade de nutrientes e vitaminas que estão presentes na abóbora, e muitos deles ajudam na digestão. As fibras presentes na abóbora contribuem e muito para a digestão já que eliminam as toxinas do organismo.
Isso significa que a abóbora também é aliada em manter o apetite em dia, e passa a sensação de saciedade.
■Mantém a pressão arterial dos cães equilibrada
Os níveis baixos de caloria da abóbora são um dos melhores aliados daqueles cachorros que sofrem com pressão alta. A pressão alta está ligada a uma alimentação mais desregrada e com alto nível de calorias. E ela é consequência de doenças como diabetes, problemas de coração ou nos rins.
No entanto, mesmo sendo leve e muito rica devemos ficar atentos à quantidade de abóbora servida. Exagerar pode ter efeitos adversos e prejudicar a saúde do seu pet.
■Abóbora tem ação antioxidante
Os antioxidantes são um dos mais poderosos componentes para a saúde de nossos cães. E a abóbora possui esse componente que oferece vários benefícios, como o aumento capacidade de regeneração celular. Ou seja, ajuda nos processos de cura de feridas e na produção de colágeno.
■Melhora a saúde dos olhos dos cães
Por conter componentes como o betacaroteno, a abóbora tem um enorme benefício para a visão de nossos amigos.
É importante mencionar que os cães também podem desenvolver cataratas, sendo necessário se preocupar com a saúde dos olhos do pet. A abóbora auxilia na prevenção desse mal por ser rica em Vitamina A em abundância.
■Evita o aparecimento de tumores
Todos os seus componentes aqui citados contribuem para a prevenção de tumores. Desde a Vitamina C até os antioxidantes e propriedades como ferro e zinco.
Incluir esse poderoso alimento no cotidiano de seu cachorro é recomendado como forma de suplemento para cães com esse tipo de problema. No entanto, antes de começar a dar abóbora para seu cachorro, certifique-se de que ele esteja se alimentando corretamente com ração.
Como preparar abóbora para o cachorro
Todos sabem que muitas coisas que nós comemos, nossos cachorros não podem comer. Um exemplo disso são os diversos temperos que podem fazer mal ao cão. Portanto, vamos ver agora quais são as melhores formas de preparar abóbora para o seu pet.
■Abóbora cozida
A abóbora cozida é a melhor forma de servir para o seu cachorro, mas ainda existem cuidados a serem tomados nesse processo. Vamos começar mencionando que tirar a casca para cozinhar ela é importantíssimo, já que ela pode causar males no organismo do cachorro. E outro fator bem importante é o sal.
A absorção do sal no organismo do cachorro é diferente da nossa, ou seja, o mínimo de sal possível é o indicado. Você pode oferecer a abóbora sozinha ou acompanhada de ração ou outros legumes.
■Purê de abóbora para cachorro
Essa receita é bem parecida com a anterior, mas ainda existem algumas diferenças, como por exemplo, o modo de ser servida. Ao invés de deixá-la em pedaços, você vai amassar os pedaços de abóbora para servir. Mas, diferente de um purê para humanos, o sal deve ser deixado de fora da receita.
Essa pode ser também uma ótima opção para servir quando seu cachorro está doente ou para filhotes, como um complemento para a ração. Por ter uma consistência mole, a ingestão do alimento pelo organismo do cão é facilitada.
■Croquete de abóbora
Uma outra opção para variar o cardápio dos cães é preparar um delicioso croquete de abóbora. Você vai precisar de abóbora, carne moída, farinha de aveia, ovo, e um pouco de azeite. Cozinhe a abóbora e faça um purê; em seguida, cozinhe a carne.
Deixe-a sequinha e misture com o purê de abóbora. Acrescente a farinha de aveia de acordo com a textura desejada. Então, coloque para assar ou em um eletrodoméstico que frite por calor. Não frite em óleo! Use apenas um pouco de azeite para besuntar o quitute.
■Guloseimas de abóbora para cachorro
Você pode fazer guloseimas de abóbora para o seu cachorro em casa de forma fácil, natural e nutritiva. Por exemplo, biscoitos de abóbora com banana são gostosos e bem fáceis de preparar. Você vai precisar de banana madura, abóbora cozida em pedaços, farinha de trigo integral e fermento químico em pó.
A abóbora pode ser amassada do jeito que preferir. Você pode deixar pedacinhos ou ela bem lisa e amassada. Depois, misture com a banana e o fermento e deixe bem homogênea. Agora, vá adicionando aos poucos a farinha e deixe em ponto mais firme, modele e coloque para assar. Bem simples, não?
■Semente de abóbora para cachorro assadas
Assim como foi dito anteriormente, essa é uma opção interessante para cães que sofrem com vermes. Primeiro, você pode retirar as sementes com uma colher e deixá-las de molho na água por uma hora. Depois, seque-as com papel toalha e coloque em uma forma para assar.
Essa receita pode ser servida como petisco, mas você ainda pode fazer um tipo de farinha triturada. O que muda é não deixar ela de molho e triturar as sementes após assá-las. Você ainda pode usar essa farinha em outras receitas para o seu cachorro, como biscoitos, por exemplo.
Cuidados ao dar abóbora para o cachorro
O organismo deles é bem diferente do nosso e isso pode fazer com que algumas propriedades da abóbora possam fazer mal a eles. Tudo vai depender de como e quanto vai ser servido a eles.
■Ofereça a abóbora na quantidade correta ao cachorro
A quantidade ideal de abóbora a ser servida para o seu cachorro deve ser de aproximadamente dezoito gramas por dia. Vale lembrar que esta é apenas uma média, podendo variar um pouco de acordo com o tamanho do pet.
■A vitamina A pode ser tóxica para os cães
Tudo em excesso pode fazer mal, e as vitaminas não são exceção. Nesse caso, a Vitamina A é a grande vilã para os nossos amigos peludos.
Em excesso, ela se torna prejudicial para os ossos e pode causar distúrbios de alimentação. Além disso, alguns cães podem desenvolver alergia ao alimento, portanto, busque um veterinário assim que notar qualquer problema.
■Não dê abóbora ou a semente crua para o cachorro
Mesmo que pareça mais prático, não sirva a abóbora nem mesmo sua semente crua para o seu cachorro. As propriedades desse alimento em sua forma crua podem causar alguns problemas, como a má digestão, prejudicando a absorção de nutrientes e vitaminas.
Outro problema que é causado pela ingestão deste alimento cru são os gases. A produção de gases é natural do organismo, mas o excesso pode causar dores e cólicas para seu cachorro. E tudo isso pode causar a falta de apetite, o que não é nada saudável.
■Evite dar a casca da abóbora ao cachorro
A casca da abóbora não possui tantos nutrientes e vitaminas necessárias para o seu cachorro, portanto, prepare apenas a polpa e as sementes do alimento. Essa parte da abóbora não é muito indicada para os nossos peludos, podendo fazer mal caso não seja retirada. Além disso, pode conter agrotóxicos que fazem mal, e pode ser de difícil mastigação.
■Não misture abóbora com alimentos gordurosos
Quando misturamos a abóbora com alimentos gordurosos como, por exemplo, carnes gordas e petiscos, podemos estar mitigando seus efeitos positivos. Uma dieta muito rica em gorduras não é a ideal para os cachorros.
Por isso, quando for servir a abóbora com outros alimentos, certifique-se de que a quantidade de gorduras e nutrientes estão em equilíbrio.
■Abóbora estragada para o cachorro, jamais!
Existem vários motivos para não servir abóbora estragada e muito madura para os cachorros. Isso porque quando ela está estragada ela passa por um processo de fermentação que pode causar problemas como gases. Esses legumes com bolor são ainda piores para o organismo deles, então tome cuidado.
Se a abóbora estiver muito mole, significa que já não está no ponto ideal para oferecer ao seu cachorro. Assim como os humanos, os cachorros também podem passar mal ao ingerir alimentos estragados ou vencidos.
Comer abóbora é saudável para o cachorro!
De todas as opções mais gostosas que podemos servir aos nossos melhores amigos, os legumes, frutas e alimentos naturais são os melhores. Afinal, quanto mais saudável seu cachorro for, mais feliz e animado vai ficar. Seja com uma receita simples, como um purê ou um biscoito, ele com certeza vai agradecer o petisco de abóbora.
Mas sempre que for tentar servir uma nova receita com abóbora, siga as dicas e cuidados necessários mencionados aqui. Seu cãozinho vai amar a novidade e se tornar mais saudável!
FAQs
É bom cachorro comer abóbora? ›
A abóbora é um alimento rico em vitaminas e minerais e, para além disso, é rico em fibra e pobre em gordura e açúcares, por isso é um snack ideal para todos os cães, inclusive cães obesos e diabéticos. A fibra presente neste legume também contribui para uma boa saúde digestiva.
Pode dar abóbora cozida para o cachorro? ›Sim, está liberado oferecer abóbora para cachorro! O fruto da aboboreira, inclusive, é considerado um alimento saudável para os peludos. Suas vitaminas e minerais contribuem para o bom funcionamento do organismo dos pets.
Quais são os benefícios de comer abóbora? ›Por ser rica em vitaminas, fibras e minerais (magnésio e potássio), auxilia bastante na prevenção de doenças do coração. Alguns dos benefícios para o sistema cardiovascular são manter a pressão arterial equilibrada, reduzir o colesterol e, consequentemente as chances de um derrame.
Pode dar ovo para cachorro? ›Já o ovo cozido, por exemplo, é recomendado para os cachorros e é, inclusive, muito benéfico para a saúde deles. Assim, se for preparado de maneira adequada, o ovo pode ser um ótimo complemento para a alimentação natural canina, pois fornece proteínas, vitaminas A e B, e outros nutrientes como ferro e selênio.
O que o cachorro não pode comer de jeito nenhum? ›- Alho e cebola. ...
- Álcool. ...
- Chocolate. ...
- Café, chás e outros compostos com cafeína. ...
- Adoçante artificial (xilitol) ...
- Macadâmia. ...
- Sementes e caroços de frutas. ...
- Uva e uva passa.
O arroz em si não é um alimento que faz mal para cachorro, mas se não for oferecido de forma adequada, pode gerar muitos riscos. O arroz para cachorro só deve ser oferecido dentro de uma dieta balanceada desenvolvida por um médico-veterinário especialista em nutrição animal.
Que tipo de legumes posso dar para o cachorro? ›Conforme explica a Dra. Mariana, alguns dos legumes mais recomendados para cães são chuchu, abobrinha, cenoura, berinjela e couve-flor. Segundo ela, isso ocorre pela boa palatabilidade, pelo baixo teor de calorias e por serem ricos em água. Outras opções que também podem ser oferecidas são ervilha e pepino.
Que tipo de legumes posso dar para o meu cachorro? ›PERMITIDOS: CENOURA, BRÓCOLIS, ALFACE, COUVE, BETERRABA, VAGEM, BATATA, ABÓBORA, SALSINHA, ERVILHA, CHUCHU, INHAME, PALMITO, ESPINAFRE.
Como conservar abóbora crua na geladeira? ›Colocar a abóbora crua na geladeira altera o seu sabor e textura, então mantenha sua abóbora em algum local fresco da cozinha. Se a abóbora estiver cortada, o ideal é armazenar na geladeira em um pote com tampa. Deste forma ela irá durar cerca 8-10 dias, depois disso ela pode começar a apodrecer.
Qual é a diferença entre jerimum e abóbora? ›No sul, sudeste e centro-oeste do Brasil: abóbora. No norte do Brasil: jerimum.
Pode comer abóbora crua? ›
Tem casca fina com coloração esverdeada, que pode ser consumida inclusive crua. As fibras presentes auxiliam no controle do colesterol, diminuem a absorção da glicose pelo organismo e ajudam no bom funcionamento intestinal.
Pode dar fígado para o cachorro? ›A resposta é sim! Cachorro pode comer fígado de galinha.
É bom dar cenoura para o cachorro? ›Cenoura. Dos legumes que os cachorros podem comer, a cenoura é um excelente lanche. Possui baixa caloria, é rica em fibras e em betacaroteno, que produz vitamina A. Além disso, ao triturar a cenoura, o cão vai promovendo a limpeza mecânica dos dentes.
Pode dar banana para o cachorro? ›Sim. Os cães podem comer bananas. Podem não conseguir retirar deste fruto todos os benefícios nutricionais que os humanos tiram, mas as bananas são um snack bom e muito motivador. Se tem dúvidas se o seu cachorro pode comer bananas, confirme com o seu médico veterinário.
Pode dar feijão para o cachorro? ›A resposta é simples, sim, cachorro pode comer arroz e feijão, mas é necessário alguns cuidados no modo de preparo e na quantidade a ser ofertada. O equilíbrio é importantíssimo quando falamos sobre nutrição de pets.
Por que não se deve dar pão para cachorro? ›Em resumo, o pão não faz mal para o seu animal, desde que oferecido com moderação e com alguns cuidados. Por isso, a resposta é sim! Você pode oferecer pão para o seu cachorro (mas entre aspas). O pão é um alimento muito rico em carboidratos, o que é sinônimo de energia pura!
Quantas vezes o cachorro tem que comer por dia? ›É importante que cãe adultos comam duas vezes ao dia, com porções reguladas. Quando se trata de um filhote, pode-se dividir em 3 a 4 refeições, enquanto ele vai se desenvolvendo. Mas é claro que tudo dependerá do que é viável dentro da sua rotina e do que as características do seu amigo pedem. Cada casa, um caso.
O que pode ser feito de comida natural para cachorro? ›Os principais alimentos usados na comida natural são proteínas (peixe, frango, boi, ovos, porco e vísceras de animais), carboidratos e fibras (arroz integral, lentilha, chuchu, cenoura, abobrinha, chuchu, beterraba, rúcula, brócolis, inhame, batata doce, ervilha) e gorduras (banha suína, óleo de peixe e de coco).
Pode dar carne moída para o cachorro? ›É impossível que o seu dog resista a uma boa carne moída ou a um franguinho desfiado! E a boa notícia é que ambos os alimentos estão dentro da lista de recomendações da veterinária. Então, se por um acaso você já fazia isso antes, pode ficar despreocupado.
Pode dar chuchu para o cachorro? ›O cachorro pode comer chuchu? Sim, o cachorro pode comer chuchu. O alimento pode ser consumido cru ou cozido, sendo fonte rica de vitaminas do complexo B, vitamina A, fibras, fósforo, cálcio e ferro.
Pode dar maçã para o cachorro? ›
Sim. Os cães podem comer maçãs, que são uma boa fruta para incluir no plano de snacks do seu cão. Pode variar, dando ao seu cão alimentos que lhe fazem bem, tais como maçãs, bananas e cenouras, para ir variando os sabores e as texturas.
O que colocar no arroz do cachorro? ›- Arroz.
- Canjica.
- Canjiquinha.
- Ervilha.
- Feijão.
- Grão de Bico.
- Grão de Soja.
- Grão de Amendoim.
Pode dar cenoura para o cachorro? Sim, você pode dar cenoura para cachorro sem problemas! Rica em vitaminas e minerais, a cenoura é um alimento muito benéfico para os cães. Além disso, possui um sabor levemente adocicado, que é muito agradável não só para nós, mas também para os cachorros.
Pode dar cenoura crua para o cachorro? ›Muita gente se pergunta se o cão pode comer cenoura crua e, sem dúvidas, a resposta é sim. Na verdade, o alimento é bem versátil e, assim como acontece para os humanos, se pode ingerir ele cru ou cozido sem problemas.
Pode misturar ração com comida natural? ›Pode parecer pura demagogia, clichê, mas realmente não recomendamos misturar alimentos naturais à ração. Uma coisa é oferecer ração como base da alimentação e ocasionalmente dar um pedaço de fruta ou legume, de carne ou um osso cru para o cão limpar os dentes e se distrair.
Pode dar macarrão para o cachorro? ›Além disso, a ingestão desse carboidrato pode causar distúrbios gastrointestinais, diarreia, vômitos e problemas de pele nos pets. "O macarrão não é um alimento interessante para o animal, porque pode causar muito mais malefícios do que benefícios. Não é indicado, mesmo que seja sem temperos”, resume Isabella.
Pode colocar um pouco de sal na comida do cachorro? ›Temperos proibidos
Já o sal é um dos temperos que cachorro pode comer, desde que seja dado na quantidade correta, para que a dieta seja balanceada. É importante fundamentar que assim como nós humanos, os cachorros precisam de sal para manter os níveis de sódio balanceados.
A abóbora (em algumas de suas variações) pode ser congelada em cubos crus, cubos assados ou em purê. O método cru é o mais rápido, mas os pedaços geralmente precisam ser bem descongelados antes do uso.
Quanto tempo dura abóbora crua? ›Os frutos podem ser mantidos por cerca de três meses após a colheita, em condição ambiente, em local fresco e seco.
Quem tem diabetes pode comer abóbora? ›Verduras como alface, rúcula, agrião, repolho, couve, escarola, almeirão, espinafre, entre outros, estão liberados da mesma maneira que legumes como abobrinha, chuchu, vagem, abóbora, berinjela, couve flor e brócolis.
Qual o índice glicêmico da abóbora? ›
...
Alimento | Índice Glicêmico |
---|---|
Abóbora moranga | 75 |
Beterraba | 64 |
Milho | 60 |
Ervilha e cenoura | 49 |
Musquee de Provence
De origem francesa, a abóbora musquee é perfeita para fazer doce, pois seu sabor é adocicado e sua casca e polpa são muito macias.
Aumenta a imunidade
A vitamina C presente na abóbora vai ajudar o seu sistema imunológico a ficar sempre forte para combater doenças sazonais e viroses que podem se desenvolver no seu organismo. Você ainda potencializa o poder do suco de abóbora se adicionar laranja ou limão à sua receita.
Casca de abóbora pode aparecer em saladas e até no arroz
Por ser rica em fibras, vitamina C e ter antioxidantes, dentre suas vantagens está o fortalecimento dos ossos e dentes, aumento da imunidade e, ainda, combate ao câncer e a problemas ligados ao sistema cardiovascular.
A abóbora é fonte de beta-caroteno, substância que ajuda no combate de inflamações da pele e dos pulmões. O alimento ainda possui antioxidantes que combatem os radicais livres.
Para que serve o ovo para cachorro? ›O alimento é rico em ferro, vitaminas A e B, gordura e aminoácidos que são essenciais ao bem-estar do pet. Além disso, o ovo contém uma substância chamada triptofano, que é responsável por diminuir a irritabilidade e a ansiedade nos cachorros. Assim você terá um animal de estimação sempre saudável e calmo em casa.
Como fazer ovo cozido para cachorro? ›Na primeira, os cachorros devem comer o ovo sem casca e, de preferência, muito bem cozido. Não coloque sal ou qualquer tipo de tempero no ovo, já que o paladar dos cães é mais sensível que o nosso. Alguns veterinários recomendam oferecer apenas o ovo cozido por conta de uma bactéria chamada Salmonella.
Quais são os 40 alimentos tóxicos para cachorro? ›- Chocolate e doces. O chocolate contém uma substância chamada teobromina, um estimulante venenoso para os cães e gatos, que funciona de forma semelhante à cafeína. ...
- Produtos com cafeína. ...
- Leite. ...
- Batata e tomate. ...
- Abacate. ...
- Frituras e alimentos gordurosos. ...
- Cebola e alho. ...
- Espinha de peixe e ossos.
Esse vegetal oferece diversos benefícios para a saúde do cão, principalmente, a grande quantidade de fibras, que garante a melhor digestão dos alimentos. Além disso, cachorro pode comer beterraba, pois ela promove a boa absorção de nutrientes no organismo.
Pode temperar frango para cachorro? ›A melhor forma de preparo da carne do frango para o cachorro e cozido. A carne não deve ser temperada, nem mesmo com sal. O osso deve ser removido, já que pode causar acidentes como engasgamento ou até perfuração no estômago, ou intestino. O frango também não deve ser frito.
Pode dar pé de galinha para o cachorro? ›
De acordo com o Dr. Eduardo Braghirolli, médico-veterinário especialista em nutrição e metabologia animal, não é recomendado dar pé de galinha ou qualquer outra parte, como ossos de frango para cachorro, pois eles podem provocar obstrução ou mesmo perfurações no sistema gastrointestinal do seu pet.
Que tipo de verdura o cachorro pode comer? ›Conforme explica a Dra. Mariana, alguns dos legumes mais recomendados para cães são chuchu, abobrinha, cenoura, berinjela e couve-flor. Segundo ela, isso ocorre pela boa palatabilidade, pelo baixo teor de calorias e por serem ricos em água. Outras opções que também podem ser oferecidas são ervilha e pepino.
Pode comer abóbora todos os dias? ›Uma xícara de abóbora tem cerca de sete gramas de fibras (20% da quantidade diária recomendada). Assim, tal componente promove saciedade, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e mantém sua energia durante todo o dia. Porém, como a abóbora é fonte de carboidratos, sugere-se não consumi-la em grandes quantidades.
Qual alimento mais nutritivo para cachorro? ›- PEIXE: atum, sardinha e salmão (selvagem, do mar) Peixe é extremamente benéfico, pois é rico em ômega 3. ...
- Carne magra. A carne magra é altamente benéfica, pois tem muitos aminoácidos e vitaminas do complexo B. ...
- Fígado. ...
- Aveia. ...
- Batata doce. ...
- Ovo. ...
- Salsa. ...
- Pera.